Hoje eu recebi uma ligação. De São Paulo, uma voz que imediatamente eu senti empatia, me contava que queria fazer um ensaio. Em alguns minutos, me contou toda sua história, e disse que achou meu site na internet ao procurar por fotos artísticas e mais autorais em ensaios femininos. E ela foi mais um prova do que eu venho falando e acreditando e tentando colocar na minha fotografia: faça o que você acredita, da forma que você acredita, as pessoas que tiverem a mesma linguagem, te acham.

Na história dela, muitas coisas em comum com a minha. Também muitas em comum com a Hygina, que fotografei e mostro aqui hoje. Alguma coisa acontece com a gente, mulheres, após os 30.

Uma vontade de ajustar as coisas, um medo menor de jogar tudo pro alto, mais confiança em si e no amor, mais fé na vida. A partir dos 30, rupturas vão acontecendo.

Acho que é uma vontade grande, muito grande, de ser feliz que bate forte na gente. Com mais consciência, sabendo que o tempo passa, a vida é curta e temos que agir pra isso.

Força acho que é uma das coisas que mais se aprende com o tempo. Ter força de enfrentar, continuar, não parar, tentar quantas vezes for preciso, e isso tudo, sem perder nossa doçura.

Tem um poema da Sylvia Plath que eu adoro. Que acho que toca profundamente e explicita todos os dilemas que nós, mulheres, temos: trabalho, família, casamento, amor, como conviver com tudo, ser tudo, do que abrir mão ou não… Diz assim:

“Às vezes eu sonho com uma árvore. E essa árvore é minha vida. 

Um galho é o homem com o qual devo me casar. E as folhas meus filhos.

Um outro galho é meu futuro como escritora. E cada folha um poema. 

Mas enquanto estou lá sentada, tentando escolher, as folhas começam a ficar marrons e começam a cair.

Até que a árvore fica completamente sem folhas.”

Sempre é muito difícil escolher. Quando ser mãe, o que isso vai afetar no nosso trabalho, até se quer ser mãe ou não, se quer dedicar mais ou menos tempo ao lado profissional… todos os nossos dilemas, fases, experiências, nos fazem mulheres, fortes, belas, e retratar isso tem me dado muito prazer.

>>> aperta o play:

HG 75HG 04 HG 15 HG 18 HG 28 HG 29 HG 34 HG 39 HG 42 HG 44 HG 49 HG 57 HG 61 HG 78 HG 80 HG 87 HG 89 HG 93 HG 97 HG 103 HG 121 HG 112HG 118HG 119HG 124HG 127HG 135HG 137HG 148HG 159HG 171HG 178HG 179HG 181HG 184